Buscar

HARMONIZAÇÃO: PILSEN E ISCAS DE TILÁPIA


O objetivo é aliar dois itens tradicionais na mesa de muitos brasileiros, uma boa cerveja Pilsen e peixe. A nossa tradicional Pilsen por si só é uma cerveja que remete a frescor e por ser fácil de aprecia-la, sua gentil personalidade não pode receber muita informação sensorial do alimento que irá acompanha-la.

A tilápia é o nome comum dado a várias espécies de peixes ciclídeos de água doce, são nativos da África, mas foram introduzidas em muitos lugares de águas abertas na América do Sul e América do Norte. Representam uma boa parte da produção paulista de pescado, sendo a sua carne bastante apreciada, pois é leve e saborosa.

Com o preparo da tilápia empanada, frita e levemente temperada, realçando principalmente o sabor do peixe, juntamos com a Brotas Beer Pilsen, que tem boas notas de malte e 15 IBU's para um casamento perfeito.


A porção sequinha e crocante de isca de tilápia do PUB Brotas Beer, que fica junto a fábrica na cidade de Brotas, vem acompanhada por uma suave molhinho de alho e com o clássico limão.



A tilápia sozinha com a Pilsen já é uma delicia, sente-se tanto o sabor do peixe como o frescor da Pilsen interagindo deliciosamente, com pontos semelhantes dos sabores, nada se sobressai.


Ao "chuchar" o peixe no molhinho de alho, acrescentamos um sabor a mais, porém por não ser tão intenso, combina muito bem. Ao colocar a Pilsen junto no paladar temos um complemento de sabores, onde as notas maltadas abraçam o sabores do peixe e do molho, o breve amargor da cerveja limpa o paladar, pronto a esperar uma nova mordida.


Com o limão, a acidez que ele traz junto ao peixe encontra as notas maltadas que diminuem a sensação, ficando um leve sabor cítrico e refrescante. O gás carbônico presente na cerveja, vem clarear o paladar para que todas as sensações de sabores sejam percebidas novamente.

Uma experiência perfeita e que você pode tentar em casa, pois estes dois itens são facilmente encontrados em diversas regiões do país.


2 visualizações0 comentário